segunda-feira, 14 de junho de 2010

TOLEMAN TG184 - Ayrton Senna e a vitória que não veio...

Olá amigos,
Mês de Copa do Mundo, ninguém quer saber de automobilismo...
LEDO ENGANO!!!!!!
À pedido da minha amiga Aline, seguidora deste humilde blog, vamos falar de Ayrton Senna, o brasileiro mais vitorioso da Fórmula 1 e na opinião de muitos, o maior piloto de todos os tempos!!!!!


Senna estreiou na Fórmula 1 em 1984, pela extinta equipe Toleman (que virou Benetton, que virou Renault), mas começou a temporada com um modelo TG183B, um carro aperfeiçoado da temporada passada e somente na 5a prova de 1984 estreou o TG184.
O carro tinha um chassis equilibrado porém um motor fraco.
Com ele, a Toleman alcançou a maior pontução em toda a sua curta história (1981-1985) de equipe na Fórmula 1.

Em 84, todas as vezes que Senna não abandonou a corrida, chegou entre os 7 primeiros, sendo que em 3 ocasiões subiu ao pódio.


Sobre a Miniatura:
Esta é uma réplica fabricada pela Minichamps do carro utilizado em Mônaco (reparem no desenho dos pneus de chuva), quando Ayrton fez uma corrida inesquecível.
Naquela prova, o Garoto mostrou o que tinha vindo fazer ali e já anunciava às feras do circo que estava chegando pra fazer parte do clube.


Senna estava pilotando de maneira alucinada, largando da 13a posição e ultrapassando um por um, sem tomar conhecimento do aguaceiro que caía no Principado.
Quando finalmente, Senna chegou em Prost que liderava a prova e já se preparava para fazer o francês calçar as sandálias da humildade, a corida foi interrompida.

O Professor, sentindo que ia fazer feio e tomar um sacolé de gosto amargo, deve ter agradecido a todos os santos franceses e provavelmente mandou rezar uma missa na catedral de Notre Dame.
Mas o Francesinho não contava com a macumba brasileira e EXATAMENTE por causa dessa vitória, ele não foi campeão em 84!!!!!
Como assim???????? O cara não é campeão ganhando corridas?????
Sim, geralmente é, mas como a prova foi interrompida antes da metade das voltas programadas, Prost levou metade dos pontos, e no final do ano, perdeu o campeonato para Niki Lauda por MEIO PONTO (vamos falar de Niki aqui também mais pra frente).


SE o Professor não tivesse pedido pra terminar a corrida e chegado em segundo, terminando mais da metade da corrida, teria sido 5 vezes campeão e igualado a Fangio.
Naquela temporada, o segundo lugar valia 6 pontos, e metade do primeiro lugar lhe rendeu 4,5 pontos... Com essa o Francesinho não contava...
Também, quem consegue fazer conta, pilotando um Fórmula 1, na chuva e com o Senna no seu cangote??????? Hehehehehehe


Um abraço a todos!!!

Rogerio

sexta-feira, 4 de junho de 2010

RENAULT 2008 - Nelson A. Piquet


A pedido do meu amigo Thiago, vou falar esta semana sobre Nelsinho Piquet.
Nelsinho teve carreira curta na Fórmula 1, correu apenas as temporadas de 2008 e parte de 2009. Seu melhor resultado na Fórmula 1 foi um segundo lugar em Hockenheim, no GP da Alemanha em 2008.
Deixou a F1 quando foi demitido pela raposa do Briatore, num episódio que, como todos lembram, acabou queimando seu filme na Fórmula 1.

Em 2010, se mudou para a NASCAR e corre atualmente numa das categorias de acesso, a CAMPING WORLD TRUCK SERIES.
Nelsinho fez até o momento 3 corridas, o melhor resultado foi um sexto lugar em sua corrida estréia na categoria, um excelente resultado diga-se de passagem, considerando que os carros de Turismo são completamente diferentes dos monopostos e correr em oval não é nada mole, com mais 50 carros tentando te tirar da pista...
Assisti a primeira prova do Nelsinho na CWTS e gostei do que vi, o garoto foi bastante elogiado pelos comentaristas americanos e entendidos no assunto. Vamos torcer pra que ele goste do clima americano e consiga se encaixar em alguma boa equipe.
Aqui no Brasil, deve aparecer na nossa Stokcar, pois foi divulgado no início desse ano, que disputará a etapa de Brasília, como piloto convidado.


Sobre a miniatura:
Fabricada pela Minichamps, esta Renault é um Showcar de 2008, não é exatamente o mesmo carro que foi usado na temporada.
Na realidade é um carro usado na temporada anterior, com algumas modificações e com a pintura dos patrocinadores da temporada de 2008.
Ora, que pra serve um showcar??
Hoje em dia vários times vivem mais de glamour do circo do que de dinheiro de acionistas ou algo assim e dependem totalmente de patrocínio, geralmente não têm seus carros prontos no início do ano, quando apresentam sua equipe, pilotos e patrocinadores para a mídia.


Além disso, muitas inovações e modificações técnicas são testados no chassis antigo, antes de serem incorporados nos carros da temporada atual.
Para nós colecionadores de miniaturas, é um alívio no começo do ano, pois não aguentamos esperar os lançamentos dos carros oficiais, que geralmente ocorrem no meio da temporada...


Espero que curtam essa pequena obra de arte!!
Abraços a todos!

R.