terça-feira, 31 de agosto de 2010

Resultado do F1-Quiz do Eddie Jordan!!

Olá a todos os seguidores anisosos e ansiolíticos!!!

Querem saber quem vai ter o nome no no saquinho do sorteio da miniatura da Jordan amanhã???
Aí vão as respostas! Confiram:
Eddie Jordan nasceu na Irlanda, toca bateria e o nome da sua banda é EDDIE & THE ROBBERS!




Pelas fotos podemos ver que o Mr. Eddie é um cara versátil e...
Ah! Sim!! Os acertadores né? Me distraí aqui, não sei por que...
Apenas 5 seguidores acertaram todas as respostas! Tá fraco hein pessoal??
E os concorrentes ao sorteio são:
- Antonio
- Sandra
- Claudia
- Renato_RJ
- Fabio Baião
Fiquem ligados que amanhã teremos o nome do felizardo ganhador do sorteio!!!
Um abraço a todos!!!
R.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

QUER GANHAR UMA MINIATURA EXCLUSIVA DA JORDAN?


Alooou Pessoas!

Conforme prometido, vamos partir pro segundo F1-quiz e sortear uma miniatura EXCLUSIVÍSSIMA da Minichamps entre os acertadores!!

Quer ganhar essa Jordan EJ13 personalizada pelo Blog Fórmula 1:43????
Moleza! Basta seguir as regras já conhecidas:

1 - Você tem que ser seguidor do Blog (basta clicar em SEGUIR e preencher seus dados);
2 - Você terá que responder corretamente ao F1-Quiz;
3 - Todos os seguidores que enviarem as respostas corretas, terão seu nome dentro do saquinho;
4 - Só vale o PRIMEIRO email enviado com as respostas;
5 - As respostas deverão ser enviadas para o email rogerio1968@yahoo.com.br com as seguintes informações:

- Título do Email: QUERO GANHAR UMA MINIATURA DA JORDAN
- As 3 respostas do F1-Quiz
- Seu nickname de seguidor do Blog;

As respostas poderão ser enviadas até às 23:59hs do dia 30/08/2010.
O sorteio será feito no dia 31/08/2010.
Publicaremos os nomes dos acertadores de manhã e do vencedor à tarde do dia 01/09/2010.
A miniatura será enviada para qualquer lugar do BRASIL com frete pago pelo blog FÓRMULA 1:43;


Como no último F1-Quiz poucos seguidores acertaram, dessa vez as perguntas serão muito fáceis.
Nosso amigo Eddie Jordan aí embaixo, além de ter sido proprietário da equipe JORDAN GRAND PRIX de Fórmula 1, também é musico.
Ele costuma dar canjas em festas durante os finais de semana de corrida.


Pois bem, aí vão as perguntas:

1 - Em que país nasceu Eddie Jordan?
2 - Que instrumento Eddie Jordan toca?
3 - Qual o nome da Banda de Eddie Jordan?

Mamata né?

Senhores, liguem seus motores, pois o F1-Quiz está no ar à partir de AGORA!!!!

Boa sorte a todos!!!
R.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Miniaturas dos Amigos

Olá amigos,
Apesar do blog se tratar apenas das miniaturas da minha coleção, decidi abrir um novo tópico, o "MINIATURAS DOS AMIGOS".

Se algum leitor tiver alguma miniatura interessante e quiser apresentar aqui, será bem vindo.
Basta me enviar por email as fotos e um breve texto sobre a história da miniatura, que ela será publicada aqui!

Já inauguro o tópico com duas miniaturas do meu amigo Alkis da Grécia.
Ele também possui duas Larrousse LH94 com os dois layouts que apresentei anteriormente, porém com os pilotos invertidos.

Ele que também é leitor do blog, me mandou as fotos das miniaturas, achei muito interessante e para homenageá-lo, resolvi criar o tópico.

απαιτεί πολύ Alkis!
(trad.: Valeu Alkis!)

Continuem ligados no Blog, por que no final do mês teremos outro F1-Quiz e mais uma miniatura para os leitores!

Um abraço a todos!!!!
R.

sábado, 14 de agosto de 2010

VAMOS ADIVINHAR O CAMPEÃO DE 2010?

Olá amigos,

Em primeiro lugar gostaria de comentar que o número de seguidores do Blog aumentou consideravelmente, o que é uma alegria para este humilde blogueiro que vos escreve.
É um grande incentivo saber que alguém pára pra ler essa "contação" de histórias da Fórmula 1 através das miniaturas...
Mais uma vez, muito obrigado a vocês leitores e seguidores!
Incentivo a todos que escrevam, critiquem, chutem o balde!
E se quiserem ver algum post sobre alguma equipe, piloto ou carro em especial, podem escrever! Na medida do possível, vou atender a todos!

Em segundo lugar, lancei uma enquete no Blog, já temos alguns votos, queremos saber quem o POVO acha que será o campeão de 2010!
Podem clicar e votar, sem medo, pois o voto é secreto e como sempre, não vamos enviar propaganda de viagra ou qualquer tipo de porcaria pro seu e-mail...
Todos podem votar, seguidores ou não!

Antes do final do campeonato, a votação será encerrada, vamos ver se realmente o POVO sabe das coisas!!

Um grande abraço!
R.

LARROUSSE LH94 - Olivier Beretta & Erik Comas


Olá pessoal, vamos ver se nossos leitores são realmente entendidos de Fórmula 1????

Da LARROUSSE, alguém ainda lembra????
Muito provavelmente não... Mas tenho um fraco por equipes pequenas e obscuras. São sempre as miniaturas mais difícieis de se encontrar, por que os fabricantes querem vender, então, quem é o louco que compraria uma miniatura da Larrousse? E duas então???? EU.


A história desta equipe foi tão conturbada e camaleônica, que nem sei como sobreviveu tanto tempo.
A equipe foi fundada em 1987 pelo ex-piloto Gerard Larrousse e por Didier Calmels.
Já em 89 ocorre um fato inusitado: Didier Calmels foi preso por atirar na sua mulher e a primeira mudança de nome da equipe acontece.


O nome da equipe mudou várias vezes em sua história na F1:

Larrousse Calmels - em 87-88-89 (até o GP do BRasil, quando o maluco do Calmel resolveu que queria virar noiva de algum bandido na cadeia).
Equipe Larrousse - no restante da temporada de 89.
Espo Larrousse F1 - 90
Larrousse F1 - 91
Central Park Venturi Larrousse - 92
Larrousse F1 - 93
Tourtel Larrousse F1 - 94
Equipe Larrousse - 95


Durante esses anos, treze diferentes pilotos sentaram no cockpit:

Philippe Alliot
Yannick Dalmas
Aguri Suzuki (fez a melhor classificação da história da Larrousse - 3o lugar no Japão em 1990)
Pierre-Henri Raphanel
Éric Bernard
Michele Alboreto
Bernard Gachot
Ukyo Katayama
Toshio Suzuki (não era parente do Aguri)
Erik Comas
Olivier Beretta
Hideki Noda
Jean-Denis Délétraz


Três tipos de chassis foram usados, LOLA (87-91), VENTURI (92) e 100% LARROUSSE (93-95)
Dois fabricantes de motores (atençao pro vai e vem em anos alternados):
Cosworth (87-88, 91 e 94-95)
Lamborghini (89-90 e 92-93)

Em 1994, já com sérios problemas financeiros, metida em várias disputas jurídicas, com apenas 2 pontos conquistados no campeonato, já começa a dar adeus à F1 ...
Em 1995, aparece no GP de San Marino, com apenas um carro (Erik Comas) e não se classifica para a largada. Era a última aparição da Larrousse.
Por falta de grana, se retira de vez da F1, com 127 GPs disputados e 24 pontos conquistados em toda a sua história.


As miniaturas que apresento, são réplicas dos carros usados em 1994.
Coincidência ou não (já que a história da equipe é cheia de fatos pitorescos) essas são as únicas miniaturas de F1 fabricadas pela francesa ELIGOR (até onde eu sei).
A ELIGOR é um fabricante especializado em miniatuas de caminhões.
Estas miniaturas são raríssimas, não são mais fabricadas, foram enviadas pelo meu amigo Alkis Kakouratos da Grécia.

Outra coisa engraçada, é quanto ao layout dos carros.
Nunca foram iguais de um ano para outro e em 94 o layout da TOURTEL iniciou a temporada em Interlagos, já no segundo GP, em Aida (extinto GP do Pacífico), já apresentava o layout da KRONENBOURG.
Este Layout ainda foi usado em San Marino e Mônaco. No GP da Espanha, retornaram com o Layout da TOURTEL e assim permaneceu até o final da temporada.



O carro de número 20 tem a figura do piloto Erik Comas - Ele marcou os últimos pontos da Larrousse na Fórmula 1, em 1994.

O outro de número 19, possui a figura de Olivier Beretta, que apesar de ter sido um piloto completamente obscuro na Fórmula 1, foi a aposta de Nelson Piquet em 1992, quando este tinha uma equipe de F3000.
Foi o último piloto Monegasco a correr na F1 (mas é feio bágaraio esse Beretta! Olhem a cara dele, parece uma frente de Kombi com as portas abertas)...


Para fazer este post, pesquisei muito antes de escrever e com certeza foi um dos mais interessantes de se fazer.
Tentei sintetizar aqui, várias noites em claro e muitas horas de leitura, para que os amigos possam tirar uma onda em qualquer rodinha de conversa onde o assunto for F1.


Espero que vocês gostem, pois eu ralei para conseguir essas miniaturas e curti muito escrever sobre elas!

Um grande abraço a todos!
R.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MARCH 751 - Lella Lombardi

Olá amigos,

De cara, pergunto-vos:
Pra pilotar um carro de Fórmula 1 tem que ser macho certo???
CERTO! Mas não é preciso ter bolas entre as pernas!
HEEEEEEEEIIIIINNN??????? NÃO PRECISAAAAAA????????

Não, não precisa e a história prova isso!!! Várias mulheres já pilotaram na Fórmula 1!
Hoje vamos falar de mulheres que foram botas e homenagear uma em especial, Maria Graziella Lombardi, mais conhecida no meio automobilístico como LELLA LOMBARDI.
Essa italiana nascida em 1941, foi a única mulher a pontuar num campeonato de Fórmula 1.
Fez sua primeira incursão na F1 em 1974, tentando se classificar no GP da Inglaterra, com uma Brabham BT42, porém sem sucesso.


Em 1975, conseguiu se qualificar e fez sua estréia no GP da Àfrica do Sul, correndo com uma MARCH 741, porém abandonou a prova.
Em sua segunda corrida, no GP da Espanha, conseguiu largar em 24o lugar e terminou a corrida na sexta posição, sendo esse o melhor resultado de uma mulher na Fórmula 1 até os dias de hoje.


Ainda em 1975, no GP da Alemanha, conseguiu um excelente 7o lugar, assim sendo, ficou entre os 10 primeiros em duas ocasiões.
Lembrem-se que tem muito piloto HOMEM, que nunca conseguiu esse resultado em seu segundo ano de Fórmula 1.
Lella participou em provas de F1 em 18 ocasiões, se qualificando para a largada em 12 GPs (correu de Brabham, March e Williams).
Correu no Brasil em 1976 e nesse ano abandonou a categoria, porém continuou no automobilismo e teve sucesso em diferentes categorias de Turismo.
Fundou uma escola de pilotos, que leva seu nome e funciona até hoje, mesmo depois de sua morte prematura em 1992 (Lella sofria de câncer), aos 50 anos.


Conta-se que Lella era muito assediada pelos jornalistas, mas em uma época bastante machista, as perguntas eram sempre de teor BESTEIRÓLICO e ABOBORÁTICO, geralmente queriam saber por que ela não usava batom, qual a marca de seu perfume e sempre pediam para fotografá-la de saias, porém La Lombardi sempre manteve a linha e dizia que era piloto e não modelo.


Além de Lella, as seguintes representantes do sexo feminino correram na F1 :
Maria Teresa de Filippis, Giovanna Amati (tchutchuca ela, nada mal), Divina Galica e Desiré Wilson. A última tentativa de uma mulher penetrar (ooops!) na Fórumla 1, foi a de Katherine Legge, em 2005, quando fez um teste pela extinta Minardi. O teste não durou muito, Kat estampou o muro e foi embora para casa...

A Miniatura:
Fabricada pela MINICHAMPS, temos aqui uma bela réplica do MARCH 751, usado no GP da Espanha de 1975.


Infelizmente, este GP foi marcado pela tragédia, um acidente envolvendo o piloto Rolf Stommelen causou 5 mortes entre os espectadores e dezenas de feridos...
Por causa da falta de segurança da pista e do acidente, vários pilotos boicotaram e abandonaram a corrida, assim Lella chegou na sexta posição, mas ganhou apenas 0,5 ponto, pois a corrida foi interrompida antes da metade das voltas programadas.
A Fórmula 1 nunca mais voltou ao circuito de Montjuic após este acidente.

Salut LELLA!!!!


Abraços a todos!
R.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

AND THE WINNER IS...

Olá Amigos!!!
O sorteio foi realizado e já temos o nome do sortudo!!!!

O ganhador da Ferrari 126C4 da BRUMM é...

wmp_1974!!!!!!!!!
Parabéns ao competente e sortudo seguidor de nosso blog!!!

Aguarde nosso contato, pois iremos entregar seu prêmio sem custo em qualquer lugar do Brasil!

Muito obrigado a todos que participaram!
Fiquem ligados no blog Fórmula 1:43 pois novas promoções virão em breve!!!
Um abraço a todos!
R.

domingo, 1 de agosto de 2010

RESPOSTAS DO F1-QUIZ

Olá Meninos e Meninas,

Curiosos pra saber quem está no páreo pra ganhar a miniatura da Brumm?
Pois é, apesar de fácil, apenas 4 pessoas acertaram as perguntas do quiz.
Abaixo os nicknames dos acertadores, estes terão seu nome no saquinho do sorteio:

- wmp_1974
- claudia noronha
-marcelo
-maria cecilia

A foto abaixo, foi enviada pelo wmp_1974, um dos acertadores!!!!


O modelo é uma Ferrari 126C4, a miniatura tem estampado o número 28, portanto é o carro pilotado por René Arnoux no campeonato de 1984.
Arnoux terminou o campeonato de 84 em sexto lugar,
foi ao pódium 4 vezes, porém, em nenhuma das vezes saiu vencedor.

Fiquem ligados que mais tarde anunciaremos o nome do ganhador(a) do sorteio!!!

Até mais e boa sorte aos finalistas!!!
Abraço!

R.

BRABHAM BT52 - Nelson Piquet

Olá amigos!
Ainda por conta da minha revolta com o anti-esporte demonstrado pela cartolagem e intere$$e$ excusos na Fórmula 1, vamos falar de um Piloto (exatamente, com P maiúsculo) que JAMAIS iria tirar o pé pra deixar um "companheiro" de equipe mimado passar.
Estamos falando de Nelson Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelson Piquet.
O Piquet pai dispensa apresentações, foi tri-campeão mundial de Fórmula 1, o primeiro campeão com motor turbo.
Cada um dos títulos foi conquistado com um motor diferente (Cosworth, BMW e Honda).


Nelson Piquet é também conhecido pelos seus comentários ácidos e sua irreverência.
Era um cara que falava o que dava na telha, por isso sempre foi taxado de antipático pela imprensa (eu chamo de sinceridade).
Na realidade, Piquet detestava perguntas idiotas e sempre tinha uma resposta cretina para cada uma delas.
Um exemplo famoso, foi quando perguntado se iria "correr para ganhar", respondeu:
- Não, vou correr pra chegar em oitavo, por aí...

Sempre que se faziam perguntas técnicas a Piquet, ele tinha a maior paciência para responder.
Apenas não aturava repórteres de revistas tipo CONTIGO, CARAS e CAPRICHO que não sabiam lhufas de automobilismo e estavam ali fazendo perguntas que não tinham nada a ver com a coisa.
Coisas tipo, "onde compra seus sapatos?" ou "quem corta seu cabelo?" ou ainda, "prefere Paris ou Nova York"? Pra esse tipo de coisa imbecil, ele realmente excrotizava.

Uma das vítimas preferidas de Nelsão era seu companheiro de equipe na Williams, o quinto trapalhão (Didi, Dedé, Zacarias, Mussum e...) Nigel Mansell.
São inúmeras histórias de sacanagens que o Nelsão pregava no inglês, que o tiravam do sério, inclusive fazendo-o perder o campeonato de 87.

Uma das peças mais famosas que Nelson pregou em Mansell, foi durante um GP no México, quando Mansell havia abusado dos chillis e guacamoles (verdadeira BOMBA pra quem estômago fraco).
Mansell foi acometido do "Mal de Montezuma" ou a popular CAGANEIRA.
Piquet notou que entre uma volta e outra dos treinos, Mansell corria para o banheiro.
Piquet então, escondeu todos os rolos de papel higiênico do banheiro, deixando Mansell literalmente na merda.
Enquanto Nelson se acabava de rir, Mansell urrava de raiva. Por causa destes urros, é que Mansell foi apelidado de LEÃO.
O caso foi abafado e se mudou a história, quando o apelido foi usado para representar a garra do inglês.
Na realidade Mansell era trapalhão mesmo e tinha que correr atrás pra poder consertar as bobagens que fazia. Daí vinha a "garra", nada mais era do que afobação.


Eu fico imaginando o diálogo pelo rádio numa situação idêntica a que vimos no GP passado só que com Mansell e Piquet:
Equipe:
- Nelson, você está fazendo um ótimo trabalho... bzzzt!
Nelson:
- Obrigado pessoal, o carro está incrível hoje... bzzt!
Equipe:
- Ahnnn... Nelson, o Mansell está mais rápido que você.. bzzt! Confirme que entendeu a mensagem...bzzt!
Nelson:
- F*da-se!!! Rá-Rá-Rá-Rá!!! Bzzzzt!!!


Bom, ainda iremos postar mais histórias do Nelsão, então vamos falar das miniaturas aqui.
apresentamos hoje 3 modelos diferentes fabricados pela Minichamps, réplicas dos carros que Nelson Piquet usou na temporada de 1983 quando foi bi-campeão mundial.

Estamos falando do BT-52 e do BT52-B.
Muitas modificações foram feitas durante a temporada, as mais visíveis são a pintura invertida,
a asa traseira, muito maior no modelo B e presa com cabos de aço (muitos carros dos anos 80 usavam cabos para dar sustentação à peça).
Os mais observadores, verão duas pequenas aletas saindo de baixo do BT52B no meio do carro.

Piquet, o BT52 e seu projetista Gordon Murray foram simplesmente os reis das artimanhas técnicas daquele campeonato, e tinham idéias incríveis e novas soluções a cada corrida, o carro foi sendo aperfeiçoado, principalmente no final da temporada, quando o BT52B nas mãos de Piquet se tornou imbatível!

A história desse trio foi tão marcante na história da F1, que só a Minichamps, fabricou três versões do carro na escala 1:43, fora as outras escalas (salvo engano, a Quartzo, RBA, Tameo, BBR e Altaya também fizeram este carro na mesma escala).


Nas fotos, vemos a primeira versão do carro, vencedor do GP do Brasil, com a pintura invertida, é uma miniatura rara, muito valorizada e procurada na Europa, onde os colecionadores jogam pesado. Essa miniatura achei jogada no fundo de uma loja, praticamente abandonada... Sorte minha!!

Notem que nas fotos, existe uma versão intermediária do carro, ainda BT52, mas já com a pintura definitiva de 83 e as aletas no fundo...
Esta é uma edição que faz parte da BMW COLLECTION, vinha numa caixa especial e era vendida nas lojas da BMW, também bastante rara hoje em dia.

E a terceira versão, é a de coleção WORLD CHAMPIONS, já é o BT52B, o carro do título.

Meu amigo, colecionador e blogueiro José Antônio, de Portugal, também já fez um post bastante interessante sobre este carro, vale à pena dar uma olhada:

http://4rodinhas.blogspot.com/2007/07/brabham-bt52-nelson-piquet-1983.html

Espero que tenham gostado, pois pra mim foi muito divertido fazer este post.
Ainda voltaremos a falar bastante do Nelsão, seus títulos, frases e malandragens!

Um grande abraço a todos!!!
R.

Rapidinhas da Hungria

Pessoas:

Como já havia falado aqui antes, minha aposta para o título desse ano, ainda é Mark Webber.
Apesar de não ter a preferência dentro de sua própria equipe e de não ser um piloto OUTSTANDING, é um cara rápido quando precisa, regular e tem a cabeça no lugar.
Corre pelo campeonato.

Todo mundo fala no Vettel, claro, o garoto tem demonstrado velocidade, mas ainda é moleque e toma atitudes nervosinhas, falta ainda lapidação nesse bruto (ui!).
Me parece que ele é "O Cara" das classificações quando precisa de uma volta mágica, porém em corridas, não se mostra tão fenômeno assim.
Basta analisar as 20 últims voltas deste GP, quando colou em Alonso, mas não ultrapassou, resignou-se com o terceiro lugar e depois fez cara de "não quero mais jogar bola com vocês" no pódio.

Felipe Massa (coitado), já falei e repito de novo, é oficialmente (só ele não sabe) o segundo piloto da Ferrari e cada vez mais vai se firmando nesta posição.
Acho que a única coisa que faz com garra esse ano é exatamente garantir a posição de segundo piloto (pensem comigo, podia ser pior, ele podia ser o terceiro piloto da equipe, do jeito que anda).
Sempre disse que o ano dele era 2008, quando havia alcançado a plenitude de maturidade e velocidade (e o Kimi não queria nada com nada).
Por azar e SOMENTE POR ISSO, Hamilton foi o campeão e não Massa.

Por falar no presepeiro, o rei da fanfarronice (o rapazola acredita fielmente que é o Senna da era moderna), protagonizou um belo lance na corrida...
Quaaaaal? Bem... Quando abandonou, heheheh

Mas com certeza, o lance mais bacana de toda ca orrida foi a ultrapassagem do Barrica em cima do Queixada.
Apesar do Shucrutz tentar mais uma vez das suas vigarices, Rubinho (provavelmente inspirado do espírito "proalemãonuncamais") meteu de lado e numa demostração de MACHEZA ALFA, muito rara hoje em dia na F1, deu um "chega-pra-lá" no Shumacher.
Realmente, foi de tirar o chapéu, bater continência e cantar o hino nacional!
Claro que depois disso, corre pro banheiro e vai conferir a cueca, por que com certeza, tem marca de freada lá!

Agora entramos de férias na F1, mas não estaremos de férias aqui.
Aguardem os próximos posts, por que teremos coisas super bacanas, além dos resultados do F1-quiz e o sorteio da miniatura da Brumm amanhã!

Um abraço a todos!

R.