segunda-feira, 14 de junho de 2010

TOLEMAN TG184 - Ayrton Senna e a vitória que não veio...

Olá amigos,
Mês de Copa do Mundo, ninguém quer saber de automobilismo...
LEDO ENGANO!!!!!!
À pedido da minha amiga Aline, seguidora deste humilde blog, vamos falar de Ayrton Senna, o brasileiro mais vitorioso da Fórmula 1 e na opinião de muitos, o maior piloto de todos os tempos!!!!!


Senna estreiou na Fórmula 1 em 1984, pela extinta equipe Toleman (que virou Benetton, que virou Renault), mas começou a temporada com um modelo TG183B, um carro aperfeiçoado da temporada passada e somente na 5a prova de 1984 estreou o TG184.
O carro tinha um chassis equilibrado porém um motor fraco.
Com ele, a Toleman alcançou a maior pontução em toda a sua curta história (1981-1985) de equipe na Fórmula 1.

Em 84, todas as vezes que Senna não abandonou a corrida, chegou entre os 7 primeiros, sendo que em 3 ocasiões subiu ao pódio.


Sobre a Miniatura:
Esta é uma réplica fabricada pela Minichamps do carro utilizado em Mônaco (reparem no desenho dos pneus de chuva), quando Ayrton fez uma corrida inesquecível.
Naquela prova, o Garoto mostrou o que tinha vindo fazer ali e já anunciava às feras do circo que estava chegando pra fazer parte do clube.


Senna estava pilotando de maneira alucinada, largando da 13a posição e ultrapassando um por um, sem tomar conhecimento do aguaceiro que caía no Principado.
Quando finalmente, Senna chegou em Prost que liderava a prova e já se preparava para fazer o francês calçar as sandálias da humildade, a corida foi interrompida.

O Professor, sentindo que ia fazer feio e tomar um sacolé de gosto amargo, deve ter agradecido a todos os santos franceses e provavelmente mandou rezar uma missa na catedral de Notre Dame.
Mas o Francesinho não contava com a macumba brasileira e EXATAMENTE por causa dessa vitória, ele não foi campeão em 84!!!!!
Como assim???????? O cara não é campeão ganhando corridas?????
Sim, geralmente é, mas como a prova foi interrompida antes da metade das voltas programadas, Prost levou metade dos pontos, e no final do ano, perdeu o campeonato para Niki Lauda por MEIO PONTO (vamos falar de Niki aqui também mais pra frente).


SE o Professor não tivesse pedido pra terminar a corrida e chegado em segundo, terminando mais da metade da corrida, teria sido 5 vezes campeão e igualado a Fangio.
Naquela temporada, o segundo lugar valia 6 pontos, e metade do primeiro lugar lhe rendeu 4,5 pontos... Com essa o Francesinho não contava...
Também, quem consegue fazer conta, pilotando um Fórmula 1, na chuva e com o Senna no seu cangote??????? Hehehehehehe


Um abraço a todos!!!

Rogerio

2 comentários:

José António disse...

Belo layout... um dos meus preferidos.
Excelente miniatura.
PArabéns!

Rogerio disse...

José, muito obrigado pelo elogio!!
Adotei esse layout pot que o fundo lembra muito a fibra de carbono, heheheh
Grande abraço!
Rogerio