terça-feira, 13 de julho de 2010

FERRARI 312T2- Niki Lauda

Olá pessoal!!

Peço desculpas a todos pelo sumiço, mas estava de férias (merecidas)!
Dei um tempo em tudo, mas estou de volta e vamos logo atender aos pedidos.
Minha amiga Sabrina, fã de Fórmula 1 e seguidora deste humilde blog, me pediu pra postar algo sobre a fera Niki Lauda!
Atendendo ao seu pedido, segue aí essa miniatura RARA, fora de catálogo, da coleção LA STORIA, fabricada pela extinta VITESSE.


Andreas Nikolaus Lauda, mais conhecido como Niki Lauda, nasceu na Áustria em 1949 e foi um dos grande nomes da F1.
Desde criança, foi um aficcionado por carros e aos 19 anos já participava de corridas.
Um fato curioso, é que não completou o ensino médio e junto com um amigo, falsificou o certificado de conclusão. Com o aval dos pais, pôde então se dedicar 100% ao automobilismo.


Sua carreira foi meteórica, com 21 anos, ingressou na Fórmula 1 e quatro nos depois, conquistava seu primeiro o campeonato mundial.
A miniatura que apresento, é uma réplica do carro do ano de 1976, ano seguinte ao primeiro título, em que Lauda carregava o número 1.
Com esse carro sofreu o pior acidente de sua carreira, em Nürburgring, após a quebra da suspensão dianteira.

Seu carro rodou, bateu na cerca de proteção do circuito e voltou pra pista, quando foi acertado em cheio por dois outros carros.
Lauda ficou desacordado durante 40 segundos dentro do carro em chamas, havia perdido seu capacete na batida, por isso teve queimaduras horríveis no rosto.

Já dado como morto, chegou a receber a extrema-unção no hospital, mas 42 dias depois, voltava a pilotar e disputou o campeonato de 76, perdendo somente nas coridas finais, ficando em segundo lugar naquele ano.
Em 77 foi bi-campeão e mostrava ao mundo que estava de volta e em plena forma.
Ainda foi tri-campeão do mundo em 1984, batendo nada mais nada menos que o professor Alain Prost, por meio ponto (já contei isso aqui).
Sobre o carro:
Simplesmente adoro os carros dos anos 70. Eram carros largos e com o monocoque feito de alumínio, nada seguros, mas eram verdadeiros carros de Fórmula 1, onde o piloto fazia a diferença.


A aerodinâmica da época não pussuía o "down-force" que se vê hoje em dia.
Para se ter uma idéia, esses carros literalmente voavam, saíam do chão mesmo em pistas como Nürburgring, coisa inadmissível na Fórmula 1 atual...
Os carros eram muito potentes e pouco estáveis, pra segurá-los na pista só pneu largo e o BRAÇO do piloto!

Vida longa a Andreas Nikolaus Lauda!!!!


Um abraço a todos!!!
R.

4 comentários:

José António disse...

Excelente miniatura do meu piloto preferido.
Belos pormenores.
Grande abraço

Rogerio disse...

José, obrigado pelas palavras... Quem dera eu tivesse a sua inspiração pra escrever textos mais completos, hehehe Grande Abraço!
Rogerio

Fleetmaster disse...

BEla Miniatura. Um de meus pilotos favoritos !

Rogerio disse...

Valeu Fleet!!!
Grande abraço!