terça-feira, 21 de setembro de 2010

MARCH 761 - Hans Joachim Stuck


Queridos amigos e fiéis seguidores:
Desculpem pela demora deste post, as fotos já estavam prontas há uma semana, porém o trabalho anda consumindo muito do meu tempo. Mas de hoje não passa.

Como prometido, Setembro vai ser o mês da MARCH e precisamos correr se quisermos apresentar tudo que temos aqui nas prateleiras da minha coleção.
Claro que como sempre, não vou entrar em detalhes técnicos, datas etc, pois clicando no link STATSF1, vocês podem ter acessos a todos os números imagináveis de qualquer equipe da F1.
Vamos falar dos fatos curiosos, inusitados e que ficam bem em qualquer bate-papo com os incautos sobre a fórmula 1.


Pra começar, de onde vem o nome MARCH? Seria por que a equipe foi criada em Março??
Não, o pessoal não seria tão sem criatividade assim, hehehehhehehehe

O nome MARCH nada mais é, do que a junção das iniciais dos fundadores da equipe, ou seja, Max Mosley, Alan Rees, Graham Coaker e Robin Herd.
Pérai, MAX MOXLEY? O bom e velho Max, aquele Sadô-Masô, chegado num chicotinho, cuecas de couro, uniformes com a suástica e algemas (mas também? quem não é?? heheheh)???
Ele mesmo. O EX-Todo poderoso da FIA, começou como dono de equipe pequena...


A MARCH foi fundada em 1969, porém seu primeiro carro foi pra pista em 1970 e foi a casa de vários pilotos brasileiros.

Nada mais, nada menos do que 58 pilotos andaram em carros da MARCH nos 17 anos da equipe (contando os anos em que foi Leyton House).
Quatro campeões mundiais andaram de MARCH, Lauda, Stewart, Hunt e Andretti, além de varios outros astros da F1 que nunca chegaram a ser campeões, como Ronnie Peterson (maior pontuador na história da MARCH) e Derek Daily.
Mas e os brasileiros? Alguém se lembra de algum outro, sem ser o Gugelmin?
Aí vai a lista:
Mauricio Gugelmin
Carlos Pace
Raul Boesel
Alex Dias Ribeiro
Luiz Pereira Bueno, o Peróba (se contarmos as corridas extra-oficiais de F1).

Eu divido a história da MARCH em 3 partes:
1970 - 1978 - A mais movimentada de toda a história, além da equipe oficial, vários pilotos privados usavam carros da MARCH;
1981 - 1982 - Tentativa fracassada de retorno;
1987 - 1992 - A fase da Leyton House, onde rolou muita grana, tiveram gênios na equipe, porém nada de resultados.

Bom, legal, depois continuamos falando das fases da MARCH, mas e esse velhinho com cara de vovô simpático e gente boa, aí da foto, quem é?


Pois é, não se engane pelo ar de inocente senhorzinho, pois Hans-Joachim "Strietzel" Stuck, o tiozinho aí das fotos, é na realidade, um dos maiores BOTAS que já existiu.
Filho do piloto Hans Stuck, e pai de Hans-Johannes Stuck (também piloto) desde criança foi criado no circuito de Nürburgring.
É um mestre na chuva e é o cara que mais conhece e que mais voltas deu no famoso autódromo de 22km.
Stuck conhece literalmente de trás pra frente todas as curvas e mumunhas deste maravilhoso circuito. Eu apostaria que ele é capaz de andar de olhos fechados e fazer um tempo melhor que o meu em Nürburgring, heheheh...
Esse cara foi imbatível nos carros de turismo e protótipos e ganhou tudo no que se refere a corridas de endurance (ou provas de longa duração).
Com 19 anos, ganhou sua primeira corrida de 24 horas, em Nürburgring, é claro.


Apesar de ganhar tudo na Fórmula 2, na Fórmula 1 foi mais um daqueles "talentos-tidos-como-certos" que um carro ruim tem o poder de destruir.
Além do que, pela sua altura, não teria muito futuro na F1, pois com 1,93m mal cabia dentro dos cockpits apertados.
Suas melhores colocações foram 2 terceiros lugares, mas pela Brabham, no ano seguinte em que deixou a MARCH.
Por incrível que pareça, Stuck desistiu da F1, depois de seis anos na categoria, com medo de quebrar as pernas e ficar aleijado.
Sorte de quem gosta de Turismo e Protótipos, pois ele voltou a fazer o que sabia. Ganhar.

Não costumo colocar vídeos no blog, mas esse aqui merece ser visto. Olhem a calma com que ele pilota um carro de rua (normalzinho, com pneus galinha, que você encontra em qualquer lojinha de esquina), na chuva, no circuito que podemos dizer, é a sua casa:

http://www.autocar.co.uk/car-video/hans-stuck-vw-scirocco-Nürburgring-video/

É incrível o controle, velocidade e calma com que Stuck pilota esse carro nesse circuito. O Carro varias vezes escorrega e ele acha isso divertido... É engraçado ele dizendo:
- Ops, very slippery here...

"Strietzel" (é uma tortinha alemã, uma mistura de rocambole com panetonne), como é chamado pelos companheiros de corrida, correu até 2009, encerrando sua carreira com 59 anos.


O carro apresentado aqui, é um modelo 761, que nada mais é do que uma evolução do chassis 751 (vocês podem comparar com o MARCH da Lella Lombardi), as principais diferenças são visíveis, atentem para os radiadores laterais maiores no 761, bico mais curto na frente, mais próximo das rodas e a tomada de ar dupla acima da cabeça do piloto. Os mais atentos e detalhistas, irão ver as diferenças nas barras estabilizadoras traseiras e nos radiadores de óleo (externos no 751).


A miniatura é uma obra de arte da fabricante alemã MINICHAMPS e é uma réplica do carro pilotado por Strietzel no GP da Alemanha de 1976, adivinhem aonde? Exato, Nürburgring...
Justa homenagem concordam?

Abraços a todos!!
R.


5 comentários:

José António disse...

A miniatura do March é excelente!
O texto está muito bom... e diferente do que se lê por aí!
Parabéns! Valeu a espera.

Fábio Baião disse...

Show de Bola o texto, a mini e o vídeo...

Parabéns!!!

Rogerio disse...

José, mais uma vez, muito obrigado pelas palavras! Fico lisonjeado quando recebo comentários assim! Grande Abraço!
R.

Rogerio disse...

Fábio,
Muito obrigado! Fico feliz que você viu o vídeo e gostou! Eu gostei muito do vídeo, por que é super simples, e o Strietzel vai comentando, curva a curva... Dentro do carrossel então, é algo fantástico! Bom que gostou! Abração!
R.

Kin disse...

Hi Rogerio,

I'm not so familiar with classic F1 car but to me your collection is fantatic & worth to keep it.

I wish i have the complete range of F1 car but is too expensive to have it all.
I mainly start collect F1 car from the 90's.
Show it to all of you next time.

Thanks,
Kin.