domingo, 1 de agosto de 2010

BRABHAM BT52 - Nelson Piquet

Olá amigos!
Ainda por conta da minha revolta com o anti-esporte demonstrado pela cartolagem e intere$$e$ excusos na Fórmula 1, vamos falar de um Piloto (exatamente, com P maiúsculo) que JAMAIS iria tirar o pé pra deixar um "companheiro" de equipe mimado passar.
Estamos falando de Nelson Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nelson Piquet.
O Piquet pai dispensa apresentações, foi tri-campeão mundial de Fórmula 1, o primeiro campeão com motor turbo.
Cada um dos títulos foi conquistado com um motor diferente (Cosworth, BMW e Honda).


Nelson Piquet é também conhecido pelos seus comentários ácidos e sua irreverência.
Era um cara que falava o que dava na telha, por isso sempre foi taxado de antipático pela imprensa (eu chamo de sinceridade).
Na realidade, Piquet detestava perguntas idiotas e sempre tinha uma resposta cretina para cada uma delas.
Um exemplo famoso, foi quando perguntado se iria "correr para ganhar", respondeu:
- Não, vou correr pra chegar em oitavo, por aí...

Sempre que se faziam perguntas técnicas a Piquet, ele tinha a maior paciência para responder.
Apenas não aturava repórteres de revistas tipo CONTIGO, CARAS e CAPRICHO que não sabiam lhufas de automobilismo e estavam ali fazendo perguntas que não tinham nada a ver com a coisa.
Coisas tipo, "onde compra seus sapatos?" ou "quem corta seu cabelo?" ou ainda, "prefere Paris ou Nova York"? Pra esse tipo de coisa imbecil, ele realmente excrotizava.

Uma das vítimas preferidas de Nelsão era seu companheiro de equipe na Williams, o quinto trapalhão (Didi, Dedé, Zacarias, Mussum e...) Nigel Mansell.
São inúmeras histórias de sacanagens que o Nelsão pregava no inglês, que o tiravam do sério, inclusive fazendo-o perder o campeonato de 87.

Uma das peças mais famosas que Nelson pregou em Mansell, foi durante um GP no México, quando Mansell havia abusado dos chillis e guacamoles (verdadeira BOMBA pra quem estômago fraco).
Mansell foi acometido do "Mal de Montezuma" ou a popular CAGANEIRA.
Piquet notou que entre uma volta e outra dos treinos, Mansell corria para o banheiro.
Piquet então, escondeu todos os rolos de papel higiênico do banheiro, deixando Mansell literalmente na merda.
Enquanto Nelson se acabava de rir, Mansell urrava de raiva. Por causa destes urros, é que Mansell foi apelidado de LEÃO.
O caso foi abafado e se mudou a história, quando o apelido foi usado para representar a garra do inglês.
Na realidade Mansell era trapalhão mesmo e tinha que correr atrás pra poder consertar as bobagens que fazia. Daí vinha a "garra", nada mais era do que afobação.


Eu fico imaginando o diálogo pelo rádio numa situação idêntica a que vimos no GP passado só que com Mansell e Piquet:
Equipe:
- Nelson, você está fazendo um ótimo trabalho... bzzzt!
Nelson:
- Obrigado pessoal, o carro está incrível hoje... bzzt!
Equipe:
- Ahnnn... Nelson, o Mansell está mais rápido que você.. bzzt! Confirme que entendeu a mensagem...bzzt!
Nelson:
- F*da-se!!! Rá-Rá-Rá-Rá!!! Bzzzzt!!!


Bom, ainda iremos postar mais histórias do Nelsão, então vamos falar das miniaturas aqui.
apresentamos hoje 3 modelos diferentes fabricados pela Minichamps, réplicas dos carros que Nelson Piquet usou na temporada de 1983 quando foi bi-campeão mundial.

Estamos falando do BT-52 e do BT52-B.
Muitas modificações foram feitas durante a temporada, as mais visíveis são a pintura invertida,
a asa traseira, muito maior no modelo B e presa com cabos de aço (muitos carros dos anos 80 usavam cabos para dar sustentação à peça).
Os mais observadores, verão duas pequenas aletas saindo de baixo do BT52B no meio do carro.

Piquet, o BT52 e seu projetista Gordon Murray foram simplesmente os reis das artimanhas técnicas daquele campeonato, e tinham idéias incríveis e novas soluções a cada corrida, o carro foi sendo aperfeiçoado, principalmente no final da temporada, quando o BT52B nas mãos de Piquet se tornou imbatível!

A história desse trio foi tão marcante na história da F1, que só a Minichamps, fabricou três versões do carro na escala 1:43, fora as outras escalas (salvo engano, a Quartzo, RBA, Tameo, BBR e Altaya também fizeram este carro na mesma escala).


Nas fotos, vemos a primeira versão do carro, vencedor do GP do Brasil, com a pintura invertida, é uma miniatura rara, muito valorizada e procurada na Europa, onde os colecionadores jogam pesado. Essa miniatura achei jogada no fundo de uma loja, praticamente abandonada... Sorte minha!!

Notem que nas fotos, existe uma versão intermediária do carro, ainda BT52, mas já com a pintura definitiva de 83 e as aletas no fundo...
Esta é uma edição que faz parte da BMW COLLECTION, vinha numa caixa especial e era vendida nas lojas da BMW, também bastante rara hoje em dia.

E a terceira versão, é a de coleção WORLD CHAMPIONS, já é o BT52B, o carro do título.

Meu amigo, colecionador e blogueiro José Antônio, de Portugal, também já fez um post bastante interessante sobre este carro, vale à pena dar uma olhada:

http://4rodinhas.blogspot.com/2007/07/brabham-bt52-nelson-piquet-1983.html

Espero que tenham gostado, pois pra mim foi muito divertido fazer este post.
Ainda voltaremos a falar bastante do Nelsão, seus títulos, frases e malandragens!

Um grande abraço a todos!!!
R.

3 comentários:

José António disse...

Excelente!
Tens as três miniaturas do Brabham BT52 e todas da Minichamps. Muito bom! Agora fiquei com inveja (sem maldade) eheheheh! Eu só tenho a que mencionas no texto. Aproveito para agradecer a publicidade ao meu blog.

Grande abraço!

José António disse...

Esqueci-me de referir que a minha miniatura é da Altaya, de qualidade inferior às tuas três da Minichamps... por exemplo: no caso das alhetas que referes no meio do carro na minha miniatura elas são azuis enquanto que as da tua miniatura elas são brancas (que acho que seja o correcto). E depois o piloto na miniatura dá outra "vida" ao modelo.

Abraço

Rogerio disse...

José,
Essas miniaturas da Minichamps são obras de arte. Os modelos mais novos então nem se fala. Compare a figura do piloto das fotos do BT52B que foi lançado muito depois das outras. É muito mais detalhada.

Minha coleção é de pilotos e carros, então miniatura sem piloto não entra, hehehe As que não tem piloto eu dou um jeito de colocar.
Abraço!!