segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MARCH 751 - Lella Lombardi

Olá amigos,

De cara, pergunto-vos:
Pra pilotar um carro de Fórmula 1 tem que ser macho certo???
CERTO! Mas não é preciso ter bolas entre as pernas!
HEEEEEEEEIIIIINNN??????? NÃO PRECISAAAAAA????????

Não, não precisa e a história prova isso!!! Várias mulheres já pilotaram na Fórmula 1!
Hoje vamos falar de mulheres que foram botas e homenagear uma em especial, Maria Graziella Lombardi, mais conhecida no meio automobilístico como LELLA LOMBARDI.
Essa italiana nascida em 1941, foi a única mulher a pontuar num campeonato de Fórmula 1.
Fez sua primeira incursão na F1 em 1974, tentando se classificar no GP da Inglaterra, com uma Brabham BT42, porém sem sucesso.


Em 1975, conseguiu se qualificar e fez sua estréia no GP da Àfrica do Sul, correndo com uma MARCH 741, porém abandonou a prova.
Em sua segunda corrida, no GP da Espanha, conseguiu largar em 24o lugar e terminou a corrida na sexta posição, sendo esse o melhor resultado de uma mulher na Fórmula 1 até os dias de hoje.


Ainda em 1975, no GP da Alemanha, conseguiu um excelente 7o lugar, assim sendo, ficou entre os 10 primeiros em duas ocasiões.
Lembrem-se que tem muito piloto HOMEM, que nunca conseguiu esse resultado em seu segundo ano de Fórmula 1.
Lella participou em provas de F1 em 18 ocasiões, se qualificando para a largada em 12 GPs (correu de Brabham, March e Williams).
Correu no Brasil em 1976 e nesse ano abandonou a categoria, porém continuou no automobilismo e teve sucesso em diferentes categorias de Turismo.
Fundou uma escola de pilotos, que leva seu nome e funciona até hoje, mesmo depois de sua morte prematura em 1992 (Lella sofria de câncer), aos 50 anos.


Conta-se que Lella era muito assediada pelos jornalistas, mas em uma época bastante machista, as perguntas eram sempre de teor BESTEIRÓLICO e ABOBORÁTICO, geralmente queriam saber por que ela não usava batom, qual a marca de seu perfume e sempre pediam para fotografá-la de saias, porém La Lombardi sempre manteve a linha e dizia que era piloto e não modelo.


Além de Lella, as seguintes representantes do sexo feminino correram na F1 :
Maria Teresa de Filippis, Giovanna Amati (tchutchuca ela, nada mal), Divina Galica e Desiré Wilson. A última tentativa de uma mulher penetrar (ooops!) na Fórumla 1, foi a de Katherine Legge, em 2005, quando fez um teste pela extinta Minardi. O teste não durou muito, Kat estampou o muro e foi embora para casa...

A Miniatura:
Fabricada pela MINICHAMPS, temos aqui uma bela réplica do MARCH 751, usado no GP da Espanha de 1975.


Infelizmente, este GP foi marcado pela tragédia, um acidente envolvendo o piloto Rolf Stommelen causou 5 mortes entre os espectadores e dezenas de feridos...
Por causa da falta de segurança da pista e do acidente, vários pilotos boicotaram e abandonaram a corrida, assim Lella chegou na sexta posição, mas ganhou apenas 0,5 ponto, pois a corrida foi interrompida antes da metade das voltas programadas.
A Fórmula 1 nunca mais voltou ao circuito de Montjuic após este acidente.

Salut LELLA!!!!


Abraços a todos!
R.

5 comentários:

José António disse...

Uma maravilha da Minichamps!
Belíssima miniatura do March de Lella Lombardi.
Não tenho esta mini... eheheh.
Parabéns!

Rogerio disse...

José, muito obrigado pelos sempre amáveis comentários! Aguarde que mais modelos da MARCH vão aparecer aqui... Um abraço!
R.

Fleetmaster disse...

Bela miniatura ! Parabens !

Fleetmaster disse...

Bela miniatura ! Parabens !

Rogerio disse...

Walew Fleet!!!
Grande abraço e volte sempre!
R.