
Olá pessoal, vamos ver se nossos leitores são realmente entendidos de Fórmula 1????
Da LARROUSSE, alguém ainda lembra????
Muito provavelmente não... Mas tenho um fraco por equipes pequenas e obscuras. São sempre as miniaturas mais difícieis de se encontrar, por que os fabricantes querem vender, então, quem é o louco que compraria uma miniatura da Larrousse? E duas então???? EU.

A história desta equipe foi tão conturbada e camaleônica, que nem sei como sobreviveu tanto tempo.
A equipe foi fundada em 1987 pelo ex-piloto Gerard Larrousse e por Didier Calmels.Já em 89 ocorre um fato inusitado: Didier Calmels foi preso por atirar na sua mulher e a primeira mudança de nome da equipe acontece.
O nome da equipe mudou várias vezes em sua história na F1:
Larrousse Calmels - em 87-88-89 (até o GP do BRasil, quando o maluco do Calmel resolveu que queria virar noiva de algum bandido na cadeia).
Equipe Larrousse - no restante da temporada de 89.
Espo Larrousse F1 - 90
Larrousse F1 - 91
Central Park Venturi Larrousse - 92
Larrousse F1 - 93
Tourtel Larrousse F1 - 94
Equipe Larrousse - 95
Durante esses anos, treze diferentes pilotos sentaram no cockpit:
Philippe Alliot
Yannick Dalmas
Aguri Suzuki (fez a melhor classificação da história da Larrousse - 3o lugar no Japão em 1990)
Pierre-Henri Raphanel
Éric Bernard
Michele Alboreto
Bernard Gachot
Ukyo Katayama
Toshio Suzuki (não era parente do Aguri)
Erik Comas
Olivier Beretta
Hideki Noda
Jean-Denis Délétraz
Três tipos de chassis foram usados, LOLA (87-91), VENTURI (92) e 100% LARROUSSE (93-95)
Dois fabricantes de motores (atençao pro vai e vem em anos alternados):
Cosworth (87-88, 91 e 94-95)
Lamborghini (89-90 e 92-93)
Em 1994, já com sérios problemas financeiros, metida em várias disputas jurídicas, com apenas 2 pontos conquistados no campeonato, já começa a dar adeus à F1 ...
Em 1995, aparece no GP de San Marino, com apenas um carro (Erik Comas) e não se classifica para a largada. Era a última aparição da Larrousse.
Por falta de grana, se retira de vez da F1, com 127 GPs disputados e 24 pontos conquistados em toda a sua história.
Em 1995, aparece no GP de San Marino, com apenas um carro (Erik Comas) e não se classifica para a largada. Era a última aparição da Larrousse.
Por falta de grana, se retira de vez da F1, com 127 GPs disputados e 24 pontos conquistados em toda a sua história.
As miniaturas que apresento, são réplicas dos carros usados em 1994.
Coincidência ou não (já que a história da equipe é cheia de fatos pitorescos) essas são as únicas miniaturas de F1 fabricadas pela francesa ELIGOR (até onde eu sei).
A ELIGOR é um fabricante especializado em miniatuas de caminhões.
Estas miniaturas são raríssimas, não são mais fabricadas, foram enviadas pelo meu amigo Alkis Kakouratos da Grécia.
Nunca foram iguais de um ano para outro e em 94 o layout da TOURTEL iniciou a temporada em Interlagos, já no segundo GP, em Aida (extinto GP do Pacífico), já apresentava o layout da KRONENBOURG.
Este Layout ainda foi usado em San Marino e Mônaco. No GP da Espanha, retornaram com o Layout da TOURTEL e assim permaneceu até o final da temporada.
O carro de número 20 tem a figura do piloto Erik Comas - Ele marcou os últimos pontos da Larrousse na Fórmula 1, em 1994.
O outro de número 19, possui a figura de Olivier Beretta, que apesar de ter sido um piloto completamente obscuro na Fórmula 1, foi a aposta de Nelson Piquet em 1992, quando este tinha uma equipe de F3000.
Foi o último piloto Monegasco a correr na F1 (mas é feio bágaraio esse Beretta! Olhem a cara dele, parece uma frente de Kombi com as portas abertas)...
Para fazer este post, pesquisei muito antes de escrever e com certeza foi um dos mais interessantes de se fazer.
Tentei sintetizar aqui, várias noites em claro e muitas horas de leitura, para que os amigos possam tirar uma onda em qualquer rodinha de conversa onde o assunto for F1.
Espero que vocês gostem, pois eu ralei para conseguir essas miniaturas e curti muito escrever sobre elas!
Um grande abraço a todos!
R.
Um grande abraço a todos!
R.
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