sábado, 14 de agosto de 2010

LARROUSSE LH94 - Olivier Beretta & Erik Comas


Olá pessoal, vamos ver se nossos leitores são realmente entendidos de Fórmula 1????

Da LARROUSSE, alguém ainda lembra????
Muito provavelmente não... Mas tenho um fraco por equipes pequenas e obscuras. São sempre as miniaturas mais difícieis de se encontrar, por que os fabricantes querem vender, então, quem é o louco que compraria uma miniatura da Larrousse? E duas então???? EU.


A história desta equipe foi tão conturbada e camaleônica, que nem sei como sobreviveu tanto tempo.
A equipe foi fundada em 1987 pelo ex-piloto Gerard Larrousse e por Didier Calmels.
Já em 89 ocorre um fato inusitado: Didier Calmels foi preso por atirar na sua mulher e a primeira mudança de nome da equipe acontece.


O nome da equipe mudou várias vezes em sua história na F1:

Larrousse Calmels - em 87-88-89 (até o GP do BRasil, quando o maluco do Calmel resolveu que queria virar noiva de algum bandido na cadeia).
Equipe Larrousse - no restante da temporada de 89.
Espo Larrousse F1 - 90
Larrousse F1 - 91
Central Park Venturi Larrousse - 92
Larrousse F1 - 93
Tourtel Larrousse F1 - 94
Equipe Larrousse - 95


Durante esses anos, treze diferentes pilotos sentaram no cockpit:

Philippe Alliot
Yannick Dalmas
Aguri Suzuki (fez a melhor classificação da história da Larrousse - 3o lugar no Japão em 1990)
Pierre-Henri Raphanel
Éric Bernard
Michele Alboreto
Bernard Gachot
Ukyo Katayama
Toshio Suzuki (não era parente do Aguri)
Erik Comas
Olivier Beretta
Hideki Noda
Jean-Denis Délétraz


Três tipos de chassis foram usados, LOLA (87-91), VENTURI (92) e 100% LARROUSSE (93-95)
Dois fabricantes de motores (atençao pro vai e vem em anos alternados):
Cosworth (87-88, 91 e 94-95)
Lamborghini (89-90 e 92-93)

Em 1994, já com sérios problemas financeiros, metida em várias disputas jurídicas, com apenas 2 pontos conquistados no campeonato, já começa a dar adeus à F1 ...
Em 1995, aparece no GP de San Marino, com apenas um carro (Erik Comas) e não se classifica para a largada. Era a última aparição da Larrousse.
Por falta de grana, se retira de vez da F1, com 127 GPs disputados e 24 pontos conquistados em toda a sua história.


As miniaturas que apresento, são réplicas dos carros usados em 1994.
Coincidência ou não (já que a história da equipe é cheia de fatos pitorescos) essas são as únicas miniaturas de F1 fabricadas pela francesa ELIGOR (até onde eu sei).
A ELIGOR é um fabricante especializado em miniatuas de caminhões.
Estas miniaturas são raríssimas, não são mais fabricadas, foram enviadas pelo meu amigo Alkis Kakouratos da Grécia.

Outra coisa engraçada, é quanto ao layout dos carros.
Nunca foram iguais de um ano para outro e em 94 o layout da TOURTEL iniciou a temporada em Interlagos, já no segundo GP, em Aida (extinto GP do Pacífico), já apresentava o layout da KRONENBOURG.
Este Layout ainda foi usado em San Marino e Mônaco. No GP da Espanha, retornaram com o Layout da TOURTEL e assim permaneceu até o final da temporada.



O carro de número 20 tem a figura do piloto Erik Comas - Ele marcou os últimos pontos da Larrousse na Fórmula 1, em 1994.

O outro de número 19, possui a figura de Olivier Beretta, que apesar de ter sido um piloto completamente obscuro na Fórmula 1, foi a aposta de Nelson Piquet em 1992, quando este tinha uma equipe de F3000.
Foi o último piloto Monegasco a correr na F1 (mas é feio bágaraio esse Beretta! Olhem a cara dele, parece uma frente de Kombi com as portas abertas)...


Para fazer este post, pesquisei muito antes de escrever e com certeza foi um dos mais interessantes de se fazer.
Tentei sintetizar aqui, várias noites em claro e muitas horas de leitura, para que os amigos possam tirar uma onda em qualquer rodinha de conversa onde o assunto for F1.


Espero que vocês gostem, pois eu ralei para conseguir essas miniaturas e curti muito escrever sobre elas!

Um grande abraço a todos!
R.

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