sábado, 25 de setembro de 2010

MARCH 761B - Alex Dias Ribeiro


Se tem um cara nesse mundo que consegue tirar forças de um revés e continuar em frente , seguindo o caminho que traçou pro seu sonho, esse cara é um baixinho chamado ALEX DIAS RIBEIRO, o "Piloto de Cristo".
Os fãs da F1 de mais idade, ainda devem se lembrar do piloto brasileiro Alex Ribeiro nos anos 70, pilotando uma MARCH 761B, com as cores da Hollywod e com a inscrição "CRISTO SALVA" no carro.
Os mais novos com certeza já ouviram seu nome e provavelmente seus comentários na televisão, principalmente no programa LINHA DE CHEGADA do SPORTV.

Atualmente, Alex é um cara altamente conceituado no circo da F1, tem um vasto conhecimento técnico e muita abertura com todos no mundo da velocidade.
É um cara muito bem informado, principalmente no que diz respeito ao que rola nos bastidores.
Bom, como um cara que nunca foi campeão, que só andou em carro ruim e equipe fraca, consegue se relacionar num nível desses?
Na minha humilde opinão, Alex sempre foi um "rei do marketing", vamos dizer assim, não em termos de propaganda, mas em termos de relacionamento. É um cara que sabe vender a sua imagem. Não no sentido comercial, mas valorizando os relacionamentos.
Quem já viu alguma entrevista com o Alex, sabe do que estou falando.


É uma pessoa muito calma, de papo fácil e que consegue trazer ao nível do leigo, assuntos complexos, como a parte técnica da Fórmula 1 e sempre tem um "segredo" pra contar.
Alex começou no automobilismo nos anos 60, preparando os próprios carros, na sua oficina em Brasília. Entre um de seus mecânicos, existia um rapaz que estava lá aprendendo tudo com ele e que viria a superar o mestre e seria tri-campeão mundial. Já adivinharam quem era o aluno de Alex? Exatamente, Nelson Piquet.


Os dois correram bastante tempo juntos, no kart e em outras categorias aqui no Brasil.
Depois de vencer em tudo no Brasil, Alex seguiu os passos de Emerson e se tocou para a Europa, onde comprou um Fórmula 3 e começou a sua cruzada em busca da F1, com a ajuda de Deus.
Sempre que Alex subia ao pódium, conta-se que fãs e fiéis entoavam cânticos de louvor, o que irritava a imprensa européia, principalmente por que muitas vezes o baixinho dava couro nos heróis locais.
Alex virou motivo de chacota da imprensa, mas mesmo assim sua fé continuou inabalada.
Após boas temporadas na F3 e F2, em 1976 conseguiu um convite pra fazer uma corrida na F1, andando numa velha e obsoleta Hesketh, com o patrocínio da... revista PENTHOUSE!
É isso mesmo, o Piloto de Cristo, andava com uma Pinup estampada no seu carro!


Por causa da boa colocação nesta corrida, conseguiu um patrocíno com a Souza Cruz, Rastro e a CEF. Cheio da grana, fechou um contrato com a MARCH, o que provavelmente foi a pior decisão de sua vida.
A MARCH simplesmente queria a grana dos patrocinadores e não estava nem aí pro Alex, alías não tava nem aí pra piloto nenhum. A MARCH simplesmente alugava seus carros pra quem quisesse se aventurar na F1. Prova disso é o número altíssimo de pilotos que correram com carros da MARCH em equipes particulares...


A temporada de 77 foi um desastre, Alex queimou seu filme, andando num carro de design totalmente ultrapassado, o MARCH 761B.
Este carro nada mais era do que uma colcha de retalhos dos velhos 751/761 (basta ver as fotos dos modelos 751, 761 e comparar).
A temporada foi um desastre e das 17 corridas do ano, Alex não se qualificou em 8 e só conseguiu terminar 5 corridas.


Ficou com a injusta fama de piloto perigoso e quebrador de carros. Por causa do péssimo carro, falta de treinos e orçamento limitado, tinha que andar sempre no limite, e foi protagonista de vários acidentes.
Em 78, fora da F1, fundou o JESUS SAVES RACING TEAM e fez uma temporada na F2.
Em 79, voltou a F1, fazendo duas corridas com o Copersucar dos irmãos Fittipladi (não se qualificou nas duas, o carro era horrível), porém a grana da equipe havia acabado e a temporada seguiu com apenas um carro, o de Emerson.


Apesar dos pesares, Alex foi por muito tempo, o escolhido para pilotar o MEDICAL CAR da Fórmula 1, atualmente participa do grupo ATLETAS DE CRISTO e dá palestras motivacionais para empresas. É um cara ALTAMENTE conceituado no meio da F1 tem passe livre em todo o paddock

Dá pra falar horas sobre a carreira de Alex, mas não é o caso aqui. Quem quiser saber mais, recomendo a leitura do livro MAIS QUE VENCEDOR do próprio Alex Dias Ribeiro.
É um livro carregado de emoção, histórias da sua carreira e bastante religioso. RECOMENDO!
Se você acha que o Rubinho Barrichello é azarado, realmente PRECISA ler este livro!
Mas é impressionante como o Alex nunca se desmotivou e sempre conseguiu forças pra seguir com seu sonho.
O livro é baratinho e pode ser encontrado na loja virtual do Alex:


http://www.bpg.com.br/bpg/novaloja/view.php?l=alexdiasribeiro#

Sobre a miniatura:
Como já falei antes, os fabricantes europeus não podem colocar os patrocínios tabagistas, por isso essa miniatura está incompleta. Faltam os logotipos da Hollywood, que era a patrocinadora de Alex em 77. Encomendei alguns decalques, mas a cor não ficou exata, por isso, tive que encomendar outros. Fico devendo fotos da miniatura completa.
Fabricada pela MINICHAMPS, é uma série limitada de 1296 peças. Foi lançada ano passado e já se tornou rara. Difícilmente se acha pra vender em alguma loja, vocês vão achar provavelmente na mão de outro colecionador...

Mas esta é uma peça muito especial da minha coleção, pois ela está autografada pelo Alex.


Acontece que um amigo meu, ex-piloto de Turismo, participa dos ATLETAS DE CRISTO e conhece pessoalmente o Alex.
O Alex sempre visita esse meu amigo quando vem ao Rio e numa dessas visitas, consegui que ele autografasse a minha miniatura!
Belíssimo troféu, de um dos pilotos mais gente boa que já passou pela F1.

Muito Obrigado Alex, que DEUS te abençoe sempre!

Um abraço!
R.

9 comentários:

Kin disse...

Hi There,

What a gorgeous piece of Classic F1 car you got there.

Beautiful & very detail too.

Congratul...

Thanks,
Kin.

Rogerio disse...

Hi Kin,

Thank you very much for your comments!
You're welkome to visit us any time! Hope you got the idea of the story also...

Best Regards,
Rogerio

Fábio Baião disse...

Rogerio,

Melhor miniatura para mim até agora! Post de qualidade irretocavel...

Vou procurar sobre o livro.

Abs e parabéns pelas 1000 visitas!

Rogerio disse...

Grande Fábio! Muito obrigado pelos elogios! To esperando as suas miniaturas pra gente colocar aqui! Grande abraço!
R.

Fleetmaster disse...

GRande post !
EStou ensanindo para fazer um post sobre este carro, mas vc ja resumiu tudo !
Acho que vou por as fotos e "linkar " com o seus @:)
Parabens!!!

Rogerio disse...

Fleetmaster, muito obrigado, isso seria uma HONRA!!! Hehehehehe Grande abraço!

José António disse...

Amigo Rogério,
Quando sai o próximo artigo? Anda com falta de tempo?
Até breve.
José

Rogerio disse...

Meu caro amigo José, este final de ano está demais de trabalho. Tudo que nâo foi feito durante o ano todo, querem fazer em 2 mêses. Peço desculpa a todos, mas vou colocar um artigo logo logo!!!

Um grande abraço!
R.

Paula De Conti disse...

Olá, parabéns pelo blog. Faço parte da administração da loja de miniaturas Minimundi. A loja conta com muitas opções em modelos e marcas de miniaturas fórmula 1. Vale a pena conferir.